A Escola Municipal Morro dos Telégrafos desejando despertar, incentivar, valorizar e promover a leitura no âmbito escolar, estendendo-se a toda comunidade escolar; bem como trabalhar diariamente a Literatura Infantil, tornando esse um momento de prazer e de descobertas para os alunos, promoveu no período de abril a dezembro, se intensificando entre 31 de outubro a 18 de novembro, o Projeto Minha Primeira Biblioteca.
O Projeto consistiu em várias rodas de contação de história ao longo de todos os dias do período em que este esteve ocorrendo. Os contadores eram todos os envolvidos com a comunidade escolar e iam desde professores e funcionários da UE como um todo, até responsáveis, ex-responsáveis e convidados.
As atividades desenvolvidas contavam com empréstimos de livros semanalmente; na dramatização de histórias, usando as diferentes linguagens para representá-las - mímica, música e dança -; listagem das histórias que estavam sendo contadas diariamente; reescrição, ilustração e confeccionamento com os alunos das produções artísticas de forma coletiva, a fim de, representar determinadas leituras; possibilidade e incentivo que grupos de responsáveis comparecerem a escola para contar histórias de diferentes maneiras; promover a hora do conto familiar, com a participação de um membro da família.
Os recursos utilizados foram livros de literatura infantil, revistas, jornais, encartes e textos informativos variados, fantoches, palco para teatro de fantoches, papéis variados, lápis de cor, canetas hidrográficas, lápis de cera e histórias contadas por intermédio de gravações com música. Houve ainda, a confecção de livros em geral e tapete de história.
Durante o projeto, todos os envolvidos e os que se propuseram a integrar o mesmo, como pais de alunos e ex-alunos, trabalharam com temáticas diferentes nas contações de histórias e proporcionaram as turmas como um todo, um belo exercício de interpretação, de interação com os livros e de estímulo ao gosto pelo universo da leitura.
Foi produzido também, um livro feito por todos os professores e turmas e que originou-se de um livro tema para cada turma. Assim, a interpretação da leitura feita pelos professores, cabia aos alunos, que contavam o resumo da história. Este resumo foi entregue para uma das professoras que ficou responsável (professora Renata), bem como a ilustração da história também feita pelos alunos. A professora Renata, ao final, montou o livro de pano com as ilustrações e resumos no verso.
No dia 18 de novembro, culminância do projeto, houve pela manhã um rodízio de contação de histórias: Dona Baratinha (apresentação teatral), História Natalina com Oficina de Cartão de Natal, Consciência Negra (fantoches), Contação no Tapete Mágico (tapete de história confeccionado pela turma 20 e contado pelos próprios alunos), História da Mágica e Mágica do Sorvete. Na parte da tarde, o Aldo da Primeira CRE (GRH) trouxe a Mala de História e apresentou de forma lúdica várias histórias retiradas de uma mala.
Vale ressaltar que Secretaria Municipal de Educação, também está envolvida em projeto para o estímulo da leitura, denominado Minha Primeira Biblioteca, por nós parafraseado e adptado para as possibilidades da UE. Desta forma, a Ed. Infantil já recebeu dois livros e o maternal recebeu um livro; todos para serem levados para a casa e auxiliarem na composição de sua bilioteca particular.
O projeto terá continuidade no ano de 2012, iniciando-se juntamente com o ano letivo e proseguindo ao longo do mesmo. Várias ideias e programações já estão sendo pensadas e articuladas para incrementar ainda mais o "Minha Primeira Biblioteca" e torná-lo mais produtivo e estimulante para nosso alunos. Uma vez que, partilhamos do idela de MARTINELLI:
O projeto terá continuidade no ano de 2012, iniciando-se juntamente com o ano letivo e proseguindo ao longo do mesmo. Várias ideias e programações já estão sendo pensadas e articuladas para incrementar ainda mais o "Minha Primeira Biblioteca" e torná-lo mais produtivo e estimulante para nosso alunos. Uma vez que, partilhamos do idela de MARTINELLI: